domingo, 28 de novembro de 2010
TUMORES MALIGNOS
A NOMENCLATURA DOS TUMORES MALIGNOS SÃO ESSENCIALMENTE O MESMO ESQUEMA USADO PARA OS NEOPLASMA BENIGNOS COM A ADIÇÃO DE ALGUMAS EXPRESSÕES.
TUMORES BENIGNOS
SÃO EM GERAL, OS TUMORES DESIGNADOS COM A INCLUSÃO DO SUFIXO OMA NA CÉLULA DE ORIGEM. OS TUMORES DE CÉLULAS MESENQUIMAIS GERALMENTE SEGUEM ESTA REGRA
NEOPLASIA
SIGNIFICA LITERALMENTE O PROCESSO DE UM NOVO CRESCIMENTO É CHAMADO DE NEOPLASMA. SÃO EM GERAL MILHARES DE DOENÇAS QUE COMPARTINHAM ALGO EM COMUM.
TROMBOLISMO GORDUROSO
ENCONTRADAS APÓS FRATURAS DE OSSOS LONGOS 90% LESÃO ESQUELETICA GRAVE 10% QUALQUER ACHADO CLINICO
TROMBOLISMO SISTÊMICO
INFARTO NA PAREDE VENTRICULAR ESQUERDA.
PRINCIPAIS LOCAIS: CEREBRO, RINS, PANCRÊAS E INTESTINO
PRINCIPAIS LOCAIS: CEREBRO, RINS, PANCRÊAS E INTESTINO
TROMBOLISMO PULMONAR
80 A 60 POR % CLINICAMENTE SILENCIOSO
MORTE SUBITA
COR PULMONALE
HEMORRAGIA PULMONAR
MORTE SUBITA
COR PULMONALE
HEMORRAGIA PULMONAR
EMBOLO
É UMA MASSA INTRA-VASCULAR SOLIDA LIQUIDA OU GASOSA. QUE É GARREGADA PELO SANGUE A UM LOCAL DISTANTE DO SEU PONTO DE ORIGEM
TROMBO VENOSO
SÃO EM GERAL OCLUSIVOS, OS LOCAIS MAIS COMUNS EM ORDEM DESCENDENTE SÃO AS ARTÉRIAS CORONÁRIAS, CEREBRAIS E FEMORAIS. SOBREPOSTO EM GERAL SOBRE UMA PLACA AREROSCLERÓTICA AINDA QUE OUTRAS FORMAS DE LESÃO VASCULAR (VASCULITE, TRAUMA) POSSAM ESTA ENVOLVIDA.
DIATESE HEMORRAGICA
É UM SANGRAMENTO CAPILAR QUE PODE OCORRER SOB CONDIÇÕES DE CONGESTÃO CRÔNICA E UMA TENDENCIA AUMENTADA Á HEMORRAGIA DE LESÃO GERALMENTE INSIGNIFICANTE É VISTA NUMA GRANDE VARIEDADE DE DESFUNÇÕES COLETEIVAMENTE CLINICA.
HIPEREMIA E CONGESTÃO
A HIPEREMIA É UM PROCESSO ATIVO RESULTANTE DO FLUXO INTERNO TECIDUAL AUMENTADO DEVIDO A DILATAÇÃO ARTERIOLAR. EX NO MUSCÚLO ESQUELETICO DURANTE O EXÉRCICIO FÍSICO.
Assinar:
Postagens (Atom)